segunda-feira, julho 23, 2018

Carta para um rapaz de 15 anos


Eles dizem,
“faz isto, faz aquilo, faz o outro”
E a gente,
A gente diz que sim,
A gente finge que sim,
A gente decide que talvez,
A gente pensa que não quer,
A gente faz finca-pé e diz que não. Cruzamos os braços e dizemos que não, levantamos o queixo e dizemos que não, perguntamos porquê, perguntamos porque não, ficamos com fogo no estômago e rangemos os dentes, mas porque raios tem que ser um tem mesmo que ser?

Depois, depois às vezes lembro-me do Homem-Aranha ou do Harry Potter,
Gosto mais deles do que do super-homem, também gosto do Batman, o Batman agarrou nele e treinou-se e decidiu quem queria ser e como o queria fazer e pumba, fez. Mas o tipo era rico e isso é sempre uma ajuda e nós não somos ricos, tudo o que conquistarmos vai-nos sair mais da pele e do pêlo e do suor e do esforço. Bem, o Batman tambem suou, bem mais do que o super-homem que não era rico mas desde que nasceu que era um menininho especial cheio de força e olhos laser e peito de aço. Cabrão.

Mas o Homem Aranha e o Harry Potter. O Homem Aranha e o Harry Potter andavam lá nas suas vidas mais ou menos infelizes, sem saberem o que fazer com eles nem com tudo o que lhes corria mal, tudo o que não gostavam, o que não queriam, o que não entendiam que tinha que ser. Depois... depois lá se foram apercebendo que tinham talentos – um desde nascença, o outro por acaso – mas tinham talentos, e podiam fazer coisas com eles. As coisas certas. À maneira deles. E foram descobrindo que as coisas que eles achavam que eram as certas nem sempre eram, que às vezes os “tem que ser” tinham razões que a razão deles desconhecia, que havia mais mundo à volta do mundo deles. E com isso foram aprendendo a domar as impaciências, e com isso foram aprendendo a lidar com as coisas, a aceitar outras. A confiar no que sabiam mas também no que não sabiam. A ouvir o que sentiam, como medida de avaliar o certo e o errado. Ao final do dia a gente sabe sempre o que está certo ou errado, cá dentro. E então, então só é preciso coragem e força – às vezes para fazer acontecer, outras vezes para aguentar. Já dizia o treinador do Rocky, não interessa quantas vezes te batem, interessa quantas vezes te levantas.

Tu... tu és um bocado Homem Aranha ou Harry Potter. Talvez não a trepar paredes nem a lançar avada kedavras mas a vida também não é um filme de super-heróis. Os teus poderes são outros e já se começam a manifestar e tu, tu agora estás a lidar com eles, mesmo que não saibas, e às vezes à custa de um ou outro encontrão numa parede de um prédio, de um ou outro feitiço lançado à pessoa errada, de vez em quando, para acertares depois mais tarde. Continua a fazer o melhor que podes com aquilo que tens. O melhor está aí para vir.


Sem comentários: